Notícias

Conheça os participantes do fórum sobre saúde e tecnologia

Folha realiza no dia 31 de agosto o Fórum Tecnologia e Acesso à Saúde, sétimo seminário da série promovida pelo jornal para discutir temas do cotidiano dos brasileiros. Nas edições anteriores, os temas abordados foram Saúde, Mobilidade Urbana, Sustentabilidade, Exportação e Contrabando.

Os debates e palestras ocorrem no Tucarena (rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes), das 9h às 13h20.

Conheça abaixo os participantes do evento:

 

Álvaro Nagib Atallah

Diretor do Centro Cochrane do Brasil. É professor titular e chefe da disciplina de medicina de urgência e medicina baseada em evidências da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

-

 

Antonio Jorge Kropf

Diretor institucional da Amil. É médico pela Universidade do Brasil, tem formação em sistema de saúde pela Universidade Boston (EUA) e MBA em administração de saúde pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Atuou, como médico em clínica geral e em terapia intensiva. Foi chefe de clínicas do CTI (Centro de Terapia Intensiva) do Hospital do Andaraí (RJ).

-

 

Armando Lopes

Vice-presidente sênior de healthcare da Siemens no Brasil desde 2013. É formado em engenharia elétrica pela USP, com especialização em administração de empresas pela FGV-SP e MBA na Fundação Dom Cabral.

-

 

Claudio Luiz Lottenberg

Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. É membro do conselho consultivo da Fundação Faculdade de Medicina e do Conselho Superior de Gestão em Saúde do Estado de São Paulo. Professor de políticas públicas de saúde do curso de MBA em saúde do Insper. Foi secretário Municipal da Saúde de São Paulo. Graduado pela Escola Paulista de Medicina, tem mestrado e doutorado em oftalmologia.

-

 

Jarbas Barbosa

É diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, é médico pela Universidade Federal de Pernambuco, possui mestrado em ciências médicas e doutorado em saúde coletiva pela Unicamp, além de especialização em saúde pública e em epidemiologia pela Fiocruz. Coordenou o programa de combate à Aids em Pernambuco, trabalhou como secretário da Saúde daquele Estado e da cidade de Olinda (PE). Também dirigiu o Centro Nacional de Epidemiologia. Foi secretário de Vigilância em Saúde no Ministério da Saúde, e gerente de Vigilância em Saúde da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde). É representante do Brasil no Comitê Executivo da OMS (Organização Mundial de Saúde).

-

 

José Carlos de Souza Abrahão

Diretor-presidente e diretor de normas e habilitação de produtos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Médico pediatra, é formado pela Faculdade de Medicina Souza Marques. Tem especialização em administração hospitalar e MBA executivo em administração pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Foi presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio e da Confederação Nacional de Saúde. Primeiro brasileiro a presidir a International Hospital Federation, instituição que reúne representantes de hospitais e serviços de saúde públicos e privados de diversos países.

-

 

José Gomes Temporão

É diretor-executivo do Isags (Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde), órgão da da Unasul (União de Nações Sul-Americanas). Foi ministro da Saúde entre 2007 e 2010. Já foi secretário nacional de atenção à saúde do Ministério de Saúde e diretor do Inca (Instituto Nacional de Câncer). Médico pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), é mestre em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), e doutor em medicina social pela Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

-

 

Lumena Furtado

Secretária de atenção à saúde do Ministério da Saúde. Ex-assessora especial do ministro da Saúde, Arthur Chioro. É psicóloga, sanitarista e mestre em saúde pública. Foi secretária Municipal de Saúde de Mauá (SP) e coordenadora de apoio geral à gestão descentralizada da secretaria executiva do Ministério da Saúde. Presidiu o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (de 1998 a 2001), atuou na secretaria de Estado da Saúde e foi diretora do conselho de secretários municipais da Saúde de São Paulo.

-

 

Marcio Coriolano

Presidente da FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar). É bacharel em ciências econômicas pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e pós-graduado em planejamento pela coordenação de programas de pós-graduação em engenharia, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Também é presidente da Bradesco Saúde e da Mediservice e faz parte do conselho de administração do Iess (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar).

-

 

Marcos Boscolo

Líder de healthcare da consultoria KPMG no Brasil, da qual é sócio. É formado em administração de empresas e em contabilidade e possui MBA em gestão estratégica do terceiro setor e especialização em IFRS pela Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras).

-

 

Paulo Chapchap

Diretor do programa de transplante de fígado e superintendente de estratégia corporativa do Hospital Sírio-Libanês. É Ph.D em clínica cirúrgica pela USP (Universidade de São Paulo), onde também formou-se em medicina. Ocupa a pró-reitoria de cursos stricto sensu e a presidência do conselho de ensino e pesquisa do Instituto Sírio-Libanês. Foi membro do conselho da Sociedade Internacional de Transplante Hepático entre 2007 e 2011.

-

 

Paulo Furquim

Professor sênior e coordenador do Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper. É formado em administração pública pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e tem doutorado em economia pela USP (Universidade de São Paulo). Foi conselheiro do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e professor visitante do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA) e da Universidade da California, em Berkeley (EUA).

-

 

Paulo Niemeyer Soares Filho

Diretor do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (que foi seu pai, também médico), do Rio. É membro da Academia Nacional de Medicina e professor titular de neurologia da escola médica de pós-graduação da PUC-Rio.

-

 

Robinson Poffo

Coordenador da cirurgia cardíaca institucional e do transplante cardíaco do Hospital Israelita Albert Einstein. Foi pioneiro na introdução da robótica e técnicas de cirurgia cardíaca minimamente invasiva na América Latina. É membro da SBCCV (Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular) e diretor da ISMICS (Sociedade Internacional de Cirurgia Cardiotorácica Minimamente Invasiva, da sigla em inglês).


Desenvolvido por MakeIT Informática