Notícias

Evento da ABIMED Debate a Transformação Digital na Saúde e Reforça a Importância da Tecnologia nos Cuidados com a Mente

O objetivo da ABIMED – que tem entre seus eixos de atuação a Educação – com o lançamento da Nota Técnica "Painel ABIMED: os impactos da transformação digital na área da saúde”, foi o de promover conhecimento e disseminar o conceito da transformação digital na saúde, bem como avaliar o seu impacto em cada um dos elos da cadeia do setor.


Agora, após o lançamento, que aconteceu em evento online em 15 de julho, a ideia é organizar uma série de debates em geral com a participação de convidados em torno dos artigos publicados para fomentar a discussão sobre o assunto entre as associadas e outros stakeholders para, e assim, contribuir para que o setor saia de vez do campo das ideias e possa ir para a ação, viabilizando a adoção de tecnologias que favoreçam o desenvolvimento da indústria 4.0.


O trabalho da Nota Técnica foi realizado pelo Comitê de Tecnologia e Inovação, sob a coordenação de Manuel Coelho, Head de Inovação da Siemens Helthineers.


Durante o evento de lançamento, Coelho detalhou o trabalho realizado pelo grupo, bem como os desafios enfrentados para a construção da Nota Técnica. “Tínhamos que descobrir uma forma adequada de falar sobre transformação digital em razão de sua amplitude. Como dizer para onde estamos apontando? Isso acabou sendo um grande estímulo para todos nós para conseguirmos realizar o projeto dentro do prazo estipulado. Por isso agradeço a todos do Comitê que aceitaram o desafio”, destacou. “Na nossa ideia, teria que ser algo muito agradável e de fácil leitura, pois tudo passa pela transformação digital. Esperamos agora reverberar todos os pontos da Nota Técnica e manter seu conteúdo vivo”, completou.


Evento de lançamento aborda os avanços da tecnologia na saúde mental


Para o lançamento da Nota Técnica, foi selecionado um artigo para debate: “Construindo a confiança em tecnologias para a saúde mental”, produzido pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) a partir de um estudo desenvolvido em parceria com a Deloitte e que aborda pontos fundamentais e éticos a serem considerados antes do desenvolvimento de inovações tecnológicas, como aplicativos para celulares, que visem o cuidado psiquiátrico e psicológico. 


O debate destacou que a transformação digital na saúde reforça importância da tecnologia nos cuidados com a mente, o que ganhou ainda mais evidencia em razão da pandemia da Covid-19.

Genya Dana, Head de Healthcare do WEF e principal palestrante do debate, destacou que na saúde metal são mais de 10 mil aplicativos nas lojas virtuais americanas, sendo que muitos não são baseados em evidência ou ciência, colocando os usuários sob riscos éticos significativos em termos de eficácia não testada em benefícios à saúde mental, além de violação de privacidade de dados devido a mau funcionamento. Por isso, é necessária a máxima tecnologia em segurança de dados médicos sobre a saúde mental e em recursos tecnológicos para os aplicativos.


Para o presidente executivo da ABIMED, Fernando Silveira Filho, a questão dos dados é uma das mais importantes na Transformação Digital, permeando todas as oito frentes em que a redação da Nota Técnica foi baseada. “Sabemos que a privacidade do paciente é uma questão bastante delicada, por isso a ABIMED tem se debruçado em discutir o assunto nas mais diversas esferas para que o país avance na Saúde 4.0 sem infringir na proteção aos dados”, reforça.


Ainda sobre a Nota Técnica, Fernando reforça que a qualidade, a profundidade e as abordagens do material não deixam dúvidas de que o assunto Transformação Digital na Saúde é de alto impacto. “Seguiremos trabalhando no sentido de ampliar o acesso da população às tecnologias de saúde, tanto privada quanto pública, e promover a divulgação do conteúdo desta Nota Técnica é uma forma de mostrar a todos o quanto várias esferas já se aproximam desta realidade”, finaliza.



Desenvolvido por MakeIT Informática