Notícias

Integra Outubro | Mulheres em Foco


 

 

A partir deste mês, quando celebramos o Outubro Rosa, o Integra conta com um espaço de autoria feminina. O objetivo é abordar temas relevantes e atuais e também destacar as contribuições, desafios e conquistas femininas na indústria de alta tecnologia de produtos para saúde.

 

Começamos com um tema muito importante e, infelizmente, responsável pela morte de muitas mulheres, e também homens, a cada ano. A importância da prevenção no combate ao câncer de mama e o tratamento adequado e rápido são fundamentais para diminuir o número das fatalidades.

 

Com a pandemia, em razão do distanciamento social e do foco nos pacientes da Covid-19, acabamos tendo de protelar o atendimento de outras doenças crônicas, como câncer de mama, problemas no coração, entre outros. Essa espera não é aceitável, pois o diagnóstico e tratamento rápidos são imprescindíveis para a obtenção da cura.

 

Vale destacar que a lei assegura, desde 1999, a cirurgia plástica reconstrutiva da mama em casos de mutilação decorrente de tratamento de câncer. O texto diz que os procedimentos de simetria da mama e de reconstrução do complexo aréolo-mamilar passam a ser considerados partes integrantes da cirurgia plástica.

 

A lei estabelece ainda que, quando existirem condições técnicas, a reconstrução da mama deve ser realizada de forma imediata e que cabe ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de sua rede de unidades públicas ou conveniadas, prestar serviço de cirurgia plástica reconstrutiva de mama.

 

Temos todos, profissionais da saúde e indústria, de trabalhar de maneira efetiva para a prevenção e agilidade no tratamento do câncer de mama. Vista Rosa por esta causa!

 

 

 

Simone Agra

Vice-presidente do Conselho Administrativo da ABIMED


Desenvolvido por MakeIT Informática