Notícias

Evento debate regulação de dispositivos médicos ABIMED

Evento debate regulação de dispositivos médicos

Evento debate regulação de dispositivos médicos

Realizada como parte da comemoração dos 20 anos da Anvisa, atividade discutiu avanços e perspectivas do controle sanitário de produtos, softwares e cibersegurança.

Os avanços e as perspectivas regulatórias na área de dispositivos médicos foram os destaques do Diálogo Regulatório realizado pela Anvisa nesta quarta-feira (6/11), na sede do órgão, em Brasília. Com o tema “20 anos de Regulação de Dispositivos Médicos na Anvisa – Próximos Passos”, o evento reuniu cerca de 240 pessoas, entre servidores e representantes do setor regulado.   

A atividade incluiu a discussão sobre os desafios relacionados aos produtos personalizados, que são dispositivos feitos sob medida ou adaptáveis ao paciente, além de temas emergentes, como cibersegurança e uso de softwares na saúde. Além de debates, a programação incluiu a inauguração de uma exposição sobre o assunto.    

O evento foi aberto pelo diretor Renato Porto e pelo titular da Gerência Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde (GGTPS), Leandro Rodrigues Pereira. Ambos destacaram a importância do debate e o desafio da regulação em um ambiente influenciado por frequentes inovações tecnológicas.    

Durante a mesa de abertura, Renato Porto destacou vários avanços alcançados pela Anvisa, como o amadurecimento da área responsável pela regulação do tema e a melhoria de processos e de normas regulatórias. Um dos impactos positivos das medidas é a maior agilidade na avaliação de solicitações do setor regulado.   


Outro exemplo positivo citado pelo diretor é a implementação de ações para harmonizar normas brasileiras para dispositivos médicos com a de outros países (convergência regulatória internacional), medida que torna os produtos nacionais mais competitivos no mercado exterior.   

Entre outros tópicos, Renato Porto também falou sobre a importância de se ter o paciente como um parceiro que pode ser integrado à cadeia de desenvolvimento e avaliação de produtos. “A partir disso, a gente vai tendo ele como um auxiliador, um parceiro no processo de controle e desenvolvimento de produtos para a saúde”, disse Porto.   

Ele também defendeu a simplificação do arcabouço regulatório para facilitar e melhorar a análise e a compreensão das regras da Anvisa. “A gente precisa ser mais simples e entregar para a sociedade a percepção de como regulamos os produtos”.            

Painéis  

Após a abertura, Leandro Pereira fez uma apresentação sobre as “Perspectivas futuras no controle sanitário de dispositivos médicos”. O gerente geral da GGTPS destacou o crescimento da demanda na área e a necessidade de acelerar e simplificar processos.   

Também falou sobre o desafio que é lidar com temas emergentes, como a discussão sobre softwares como dispositivos de saúde. Entre outros tópicos, abordou, ainda, as prioridades de curto prazo da Agência, que incluem a revisão e a modernização de normas.   

Seguindo a programação, foram apresentados três painéis com a participação de especialistas, que detalharam os seguintes assuntos: dispositivos médicos personalizados, lei geral de proteção de dados e controle sanitário e regulação de software e cibersegurança.     

Confira a programação nesta matéria.  

Parceiros  

A realização do Diálogo Regulatório com o tema “20 anos de Regulação de Dispositivos Médicos na Anvisa – Próximos Passos” foi resultado de uma parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo) e com a Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (Abimed).  

Também foram parceiras a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (Abraidi); a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL); e a Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (Abiis).

Ao final foi inaugurada a Exposição “20 Anos de Regulação de Dispositivos Médicos na Anvisa”. De caráter permanente, a exposição ficará na entrada do bloca A, no edíficio sede da Agência, em Brasília (DF), perto do protocolo. 

A exposição conta com exemplares de crânio, stents, cateteres, DIU, próteses mamárias, esqueleto, cânulas, entre outros.

http://portal.anvisa.gov.br/noticias?p_p_id=101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU&p_p_col_id=column-2&p_p_col_pos=1&p_p_col_count=2&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_groupId=219201&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_urlTitle=evento-debate-regulacao-de-dispositivos-medicos&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_assetEntryId=5685085&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_type=content


Desenvolvido por MakeIT Informática