Notícias

ABIMED realiza ciclo de workshops sobre aplicações de tecnologias 4.0 na Saúde ABIMED

ABIMED realiza ciclo de workshops sobre aplicações de tecnologias 4.0 na Saúde

A ABIMED (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde) iniciou um ciclo de workshops para debater com empresas associadas e representantes do setor de dispositivos médicos aplicações do conceito 4.0 na área da saúde.

O evento teve como foco as transformações que tecnologias como inteligência artificial, computação em nuvem, gamificação, telemedicina e realidade aumentada estão produzindo no ensino médico e como essa área ainda pode avançar no país.

A Educação Profissional Continuada é um dos três pilares que fundamentam o trabalho desenvolvido pelo Grupo Saúde 4.0 da ABIMED, responsável pelos workshops. Os próximos eventos abordarão as duas outras vertentes: as aplicações dessas tecnologias na assistência à saúde e seus impactos na relação médico-paciente; e as contribuições que podem dar à gestão hospitalar e dos sistemas de saúde.

“A combinação dessas tecnologias tem um extraordinário potencial transformador na saúde. Em cinco a 10 anos, profissões serão transformadas e novas surgirão, e comportamentos se modificarão influenciados pelos horizontes que elas abrem. Precisamos estar preparados”, assinala Fabrício Campolina, coordenador do Grupo Saúde 4.0 da ABIMED.

Além de debater o cenário atual e futuro das tecnologias 4.0 na medicina, houve uma demonstração prática da utilização da Realidade Virtual e Imagens 3D no ensino médico que os participantes puderam vivenciar por meio de óculos apropriados e manuseio de plataformas especiais.

Sobre a ABIMED

A ABIMED congrega 230 empresas de tecnologia avançada na área de equipamentos, produtos e suprimentos médico-hospitalares. Criada em 1996, é sócia-fundadora do Instituto Coalizão Saúde, membro do Conselho Consultivo do Instituto Ética Saúde e foi a primeira entidade da área da Saúde a criar e implementar um Código de Conduta para as empresas. A associação também coopera com a Anvisa e com órgãos públicos da Saúde, fomentando a implementação de políticas e regulamentações que proporcionem à população acesso rápido a novas tecnologias e a inovações, em um ambiente ético de negócios.

Desenvolvido por MakeIT Informática